Temas: Arritmias Cardíacas e Protocolo de Dor Torácica
Arritmia Cardíaca
Uma intervenção precoce pode contribuir para uma conduta eficaz
No Brasil, mais de 40 milhões de pessoas têm algum tipo de arritmia, que é responsável por mais de 320 mil mortes súbitas todos os anos no país. Pesquisas apontam que mais de 20% da população seja acometida por algum tipo de arritmia. Ainda, segundo dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas a condição da Arritmia Cardíaca é caracterizada por um padrão de funcionamento irregular dos batimentos do coração, essa alteração é medida pelo número de contrações do coração por uma unidade de tempo, geralmente por minuto.
Existem vários tipos de arritmias, mas as mais comuns são a taquicardia, quando o coração bate rápido e a bradicardia, quando as batidas são muito lentas. Existem também os batimentos fora de compasso, que se manifestam com pulsação irregular, como as extra-sístoles e a fibrilação atrial.
É fundamental ficar atento aos possíveis sintomas e procurar ajuda médica para um diagnóstico precoce. As arritmias requerem em algumas situações uma conduta imediata, podem ser feitos por meio de medicamentos e outras técnicas terapêuticas específicas.
Programas de Educação Continuada Médica devem priorizar o manejo dessas situações. A Ocean Saúde preza por treinamentos e palestras com temas relevantes para médicos que atuam frente a essas unidades de atendimento as urgências e emergências. Tais complicações, portanto, mesmo que pouco prevalente, deve receber especial atenção dos médicos que trabalham nessas unidades. Intervenções terapêuticas utilizadas e compartilhada por um especialista em cardiologia darão maior eficácia aos possíveis atendimentos, assim serão mais efetivas as condutas e a população, beneficiada com saúde de qualidade. Cuidamos para que todo médico emergencista esteja cada dia mais qualificado para tratar uma condição clínica específica de maior gravidade.
Comentários